Biblioteca da Escola Experimental do Conservatório de Música de Xangai Hebi / URBANUS

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  • Arquitetos: URBANUS
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3089
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:UK Studio
  • Arquiteto Responsável: Hui WANG
  • Equipe De Projeto: Yutong Wang, Yongmei Yao, Yu Chen, Shuyan Zhang, Yenpang Chou, Jingyu Wang, Yiyang Wen, Zhongyu Jiang, Xiaoye Li, Ting Zhang | Mengting Yang, Chen Lin, Jinghan He, Yao Yutong (Intern)
  • Projeto Executivo: Dasong Architectural Design (Beijing) Co., Ltd.
  • Construtora: Beijing Huakai Construction Decoration Engineering
  • Clientes: Hebi City Zhongchen Urban Construction and Development Co., Ltd
  • Cidade: Hebi
  • País: China
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Biblioteca da Escola Experimental do Conservatório de Música de Xangai Hebi / URBANUS - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© UK Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Experimental da filial de Hebi do Conservatório de Música de Xangai é uma instalação pública de nove anos. A biblioteca, centrada no eixo principal do campus, serve como a imagem espiritual da escola. Quando a URBANUS recebeu o convite para projetar o interior da biblioteca em junho de 2022, seus arquitetos não conheciam a cidade de Hebi. No entanto, após ver o estado próspero do desenvolvimento urbano da região, eles se sentiram motivados e esperançosos a criar uma biblioteca marcante. De certa forma, é o lugar onde a força do projeto é mais importante. Hoje em dia, as mídias sociais têm iluminado a proliferação de bibliotecas e livrarias famosas na internet em cidades de primeiro e segundo nível. No entanto, uma biblioteca em uma cidade desconhecida e subdesenvolvida se torna uma necessidade pragmática. Como as crianças nesses lugares remotos têm exposição limitada ao mundo, um bom espaço de leitura pode nutrir o amor pelo ato, desenvolvendo assim o hábito de aprendizado ao longo da vida. Afinal, foi William S. Maugham quem disse: "adquirir o hábito de ler é construir para si um refúgio contra quase todas as misérias da vida". Em resumo, quanto mais carente uma área for, mais significativa pode ser uma biblioteca de uma escola primária. O prédio original tem três andares - quadrado em planta - com uma grande escadaria que leva ao segundo andar, o qual possui uma claraboia central e um mezanino. O ponto de partida para o projeto é atualizar as condições existentes com o mínimo de custo.

Biblioteca da Escola Experimental do Conservatório de Música de Xangai Hebi / URBANUS - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá
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Biblioteca da Escola Experimental do Conservatório de Música de Xangai Hebi / URBANUS - Fotografia de Interiores, Prateleira
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Problema 1: A claraboia acima do átrio não recebeu consideração cuidadosa para sombreamento solar, ventilação e exaustão de fumaça - resultando em áreas com calor excessivo e luz solar direta não adequadas para leitura. Solução: "Suavizando a luz, acalmando o vento." A claraboia será automatizada com novas janelas altas para permitir a ventilação natural e reduzir a necessidade de ar-condicionado, garantindo assim o nível de conforto interno por meio de uma estratégia ativa de economia de energia. Abaixo da claraboia, painéis de alumínio perfurados são suspensos como um "filtro de luz" para difundir a luz direta em uma luz mais suave, garantindo que o espaço abaixo seja adequado para leitura.

Problema 2: A escadaria original se parece mais com um espaço de eventos do que uma livraria, o que não é apropriado para uma biblioteca silenciosa. Solução: Construir uma "montanha de livros" - uma cascata de aprendizado. Com a "montanha de livros", a escadaria grande original é dividida em várias áreas de leitura em diferentes níveis, que são delimitadas por uma escada central. Funcionalmente, este é um espaço de comunicação vertical entre alunos do ensino fundamental e médio.

Problema 3: O terceiro andar do prédio original era essencialmente um mezanino com vista para o átrio do segundo andar; não havia conexão direta com ele. Solução: "Subir um nível". O terceiro andar é um refúgio para os professores - um lounge de leitura com vista para os níveis inferiores. Abaixo, a "montanha de livros" se estende até o segundo andar, ligada por uma escadaria em ziguezague embutida nas estantes - completando uma narrativa espacial contínua em todos os três níveis.

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Biblioteca da Escola Experimental do Conservatório de Música de Xangai Hebi / URBANUS - Fotografia de Interiores, Escada
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Biblioteca da Escola Experimental do Conservatório de Música de Xangai Hebi / URBANUS - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Corrimão
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Na planta atualizada, o primeiro andar é designado como uma área de leitura para a escola primária; ele também inclui uma seção de estantes fechadas acessível pelos professores; o segundo andar é designado como espaço de leitura para estudantes do ensino médio. Para expandir a sensação de amplitude, foram utilizadas divisórias de vidro entre as estantes fechadas dos professores e a área de leitura com estantes abertas para a escola primária. A transparência também permite que os professores supervisionem os alunos, reduzindo assim as necessidades de gerenciamento. Considerando que os alunos do ensino fundamental têm dificuldade em se concentrar e podem exigir supervisão, o grande espaço deste andar é subdividido em áreas menores e independentes por meio de estantes. Cada área pode acomodar exatamente um grupo de ensino para sessões de leitura. Além disso, as estantes são perfuradas com "cavernas" habitáveis, que não apenas garantem a porosidade visual entre as áreas, mas também proporcionam um ambiente mais introvertido para as crianças. Quanto ao espaço sob a grande escadaria, dois ambientes diferentes são usados ​​para formar simultaneamente uma série de "moradias em cavernas" e "cabanas de leitura". Esses tipos de jogos espaciais ajudam a criar uma atmosfera de leitura emocionante.

Biblioteca da Escola Experimental do Conservatório de Música de Xangai Hebi / URBANUS - Fotografia de Interiores
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Biblioteca da Escola Experimental do Conservatório de Música de Xangai Hebi / URBANUS - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Prateleira
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Área do ensino médio no segundo andar: Ilhas de Leitura. Como um espaço de leitura, o segundo andar oferece uma variedade de áreas de acordo com as necessidades dos estudantes do ensino médio. Ao longo da parede cortina, uma mesa em constante mudança serve como área de estudo individual. Aqui, há abundância de luz natural e uma visão aberta - uma área adequada para os alunos se concentrarem e pensarem autonomamente. Ao longo do perímetro interno, três "ilhas" independentes cercam o átrio. Com tamanho para acomodar uma turma inteira, cada "ilha" tem uma cor temática, uma grande mesa compartilhada e uma "cabana" de estantes para leitura isolada. A grande mesa também permite que um grupo de amigos compartilhe abertamente seus livros e pensamentos.

Biblioteca da Escola Experimental do Conservatório de Música de Xangai Hebi / URBANUS - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela, Vidro
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Biblioteca da Escola Experimental do Conservatório de Música de Xangai Hebi / URBANUS - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Janela
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Salão dos professores do terceiro andar: "uma plataforma espiritual". O terceiro andar serve como uma "estação de reabastecimento" para os professores. As estantes aqui rejeitam qualquer material relacionado ao ensino, mas em vez disso, são preenchidas com leituras que ajudam no aprimoramento pessoal dos professores. No geral, este é um refúgio para socialização, bem como reabilitação espiritual.

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Materiais. Para tornar o espaço mais iluminado e limpo, as paredes e tetos são finalizados em branco puro, mas é necessária textura adicional. Portanto, painéis de policarbonato foram utilizados ao longo dos perímetros da "montanha de livros"; sua translucidez cobre suavemente os livros coloridos atrás das estantes. O "filtro de luz" suspenso foi originalmente projetado com painéis de policarbonato em mente, mas possuía uma classificação de incêndio Classe B1, porém, o exigido era Classe A. Como resultado, ele foi substituído por painéis de alumínio perfurados, que produziram um efeito de iluminação similar. Carpetes de vinil trançado de PVC em cores diferentes e mosaicos foram usados ​​no piso para delimitar os espaços, bem como para melhorar a absorção de som. Juntamente com cores altamente saturadas de móveis e estantes, eles trazem vitalidade e variedade para o espaço.

Biblioteca da Escola Experimental do Conservatório de Música de Xangai Hebi / URBANUS - Vidro
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Biblioteca da Escola Experimental do Conservatório de Música de Xangai Hebi / URBANUS - Fotografia de Interiores, Cozinha
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Seleção de cores. A biblioteca precisa ser clara e simples, cheia de vitalidade e energia positiva. Portanto, o espaço exigia um grande plano de fundo branco com cores primárias pontuais. O branco foi escolhido para os espaços amplos a fim de enfatizar a atmosfera silenciosa da biblioteca; essa característica é fomentada também pelo "filtro de luz" branco, painéis translúcidos de policarbonato branco e azulejos cerâmicos brancos acetinados com textura de granilite. Destacadas sobre o branco estão as cores vivas no chão, móveis e estantes. Usando a psicologia das cores como base, o piso da escola primária é azul mais escuro e marrom avermelhado para que as crianças dessa idade não se distraiam durante a leitura. A seção do ensino médio, no segundo andar, possui melhor iluminação; em comparação, as cores aparecem mais brilhantes do que as do primeiro andar, e como resultado, o espaço parece ainda mais animado e ativo. Design de móveis. Para manter a permeabilidade e fluidez do espaço interno, as áreas são divididas apenas por estantes e mesas. Para criar uma continuidade com o piso, carpetes de vinil trançado de PVC também foram usados ​​como materiais de acabamento em partes das estantes e mesas.

Biblioteca da Escola Experimental do Conservatório de Música de Xangai Hebi / URBANUS - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
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Biblioteca da Escola Experimental do Conservatório de Música de Xangai Hebi / URBANUS - Fotografia de Interiores
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Conclusão. Com uma qualidade raramente encontrada em escolas públicas de primeira ou segunda categoria e um orçamento limitado, o projeto acontece em uma pequena cidade, e os benefícios superam em muito o investimento. Aqui é ainda mais necessário usar o poder de um espaço físico de leitura para abrir a mente das crianças e despertar seu interesse pelos livros, pois elas não tinham oportunidades para desfrutar de um espaço de leitura interessante como em outras cidades. A intenção deste projeto é transformar o amor por uma biblioteca em amor pela leitura – permitindo aos alunos os meios para construir um “refúgio” portátil para a leitura que se estende por suas vidas.

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Localização do Projeto

Endereço:Qibin, Hebi, Henan, China

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Cita: "Biblioteca da Escola Experimental do Conservatório de Música de Xangai Hebi / URBANUS" [Shanghai Conservatory of Music Experimental School Hebi Branch Library Interior Renovation / URBANUS] 30 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011890/biblioteca-da-escola-experimental-do-conservatorio-de-musica-de-xangai-hebi-urbanus> ISSN 0719-8906

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